Para acessar Imobland  Clique Aqui
InstagramDiscordLinkedinYoutube

Financiamento com activos digitais? Plataforma comercializa fichas para investimentos imobiliários

Postado em 02/09/2022

Criptomoedas, CBDCs e NFTs

As fichas criptográficas apoiadas por projectos imobiliários de pequenas e médias empresas servem como financiamento para o sector e como opção de investimento a longo prazo

Um dos grandes desafios da indústria imobiliária durante décadas tem sido a fonte de financiamento para que os promotores tenham os recursos necessários para iniciar os seus empreendimentos. Os dois tipos tradicionais de financiamento - como este financiamento é chamado - são os recursos do FGTS e as contas poupança. Mais recentemente foram reforçados por investimentos em LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e as Notas Hipotecárias (LHs).

Com o aparecimento dos activos digitais surge a possibilidade de financiar o sector imobiliário com actividades criptográficas. Esta é a proposta da plataforma ImobCoin, que estreia oficialmente na terça-feira (14), concentrando-se nos promotores imobiliários de pequena e média dimensão, bem como no público investidor.

“O mercado para estas empresas é muito restrito para a obtenção de 'financiamento'. E vemos a dificuldade de encontrar moeda ou cripto-activo que tenha, de facto, a segurança de valorização do activo real”, diz Denis William, presidente da ImobCoin.

Tal como os ICMs, e similares, os investidores podem 'comprar' uma fracção dos desenvolvimentos por meio de Carbons, um símbolo de utilidade que dá acesso ao ecossistema ImobCoin. Representa digitalmente activos financeiros e pode ser comprado por cartão de crédito e débito, Ted, Pix, e transferência bancária.

With Carbons in their digital wallet, the investor acquires NFTs (non-fungible tokens) that represent a fraction of the available real estate development projects, at the investor's choice. The NFTs are available in the buyer's wallet within 48 hours and the buyer receives a cashback of 50 percent of the Carbons acquired when purchasing his package.

Quando o empreendimento estiver concluído, o investidor pode exercer a opção de comprar uma fracção do imóvel a que tem direito, graças ao seu NFT. Se não o desejar, pode negociar os seus bens no mercado secundário, que deverá ser criado em breve. Quem comprar a fracção do imóvel poderá acompanhar toda a evolução do empreendimento através de relatórios auditados por Grant Thornton.

O investidor também tem a opção de receber os resultados líquidos do aluguer do imóvel. O investimento é de longo prazo, com um horizonte de cinco a seis anos para a realização do empreendimento.

Os montantes investidos permanecem sob a custódia de ImobCoin e todos os movimentos são monitorizados por Grant Thornton. Os Carbons também permitem a compra de viagens e estadias com descontos nas empresas parceiras da ImobCoin.

Do lado do promotor, o processo decorre basicamente em seis etapas. Primeiro, ImobCoin avalia a oferta do novo desenvolvimento proposto pelo desenvolvedor, que, quando o seu projecto é aprovado, emite NFTs através do sistema da plataforma.

A avaliação inclui análise do terreno, viabilidade financeira e estudos vocacionais para compreender a aderência do lançamento em relação à procura na região. ImobCoin acompanha todos os processos de autorização do projecto até à emissão do registo de incorporação, e também acompanha todas as fases da obra de construção.

A libertação de fundos ocorre de acordo com o cumprimento do calendário físico e financeiro. No final, o promotor entrega as chaves das unidades imobiliárias acabadas. “O principal objectivo deste modelo é tornar o processo de angariação de fundos atractivo, seguro e fácil”, diz João Paulo Vaz, director executivo. Segundo ele, a ImobCoin é capaz de fornecer financiamento até 100 por cento do custo do imóvel.